Como Cuidar Melhor Do Seu Melhor Amigo E Garantir A Sua Saúde


Os cachorros são queridos pela grande maioria das pessoas.


Todos os tutores de cães querem sempre cuidar da melhor forma dos seus amigos. Sabe qual é a melhor forma de fazer isso? Se informando!


Nessa matéria vamos explicar os principais cuidados que você precisa ter para manter a saúde e o bem estar do seu melhor amigo.


Cuidados Especiais para Filhotes


Vamos começar essa matéria falando do início da vida dos cachorros. Vamos falar sobre os cuidados com os filhotes.


Podemos dizer que é a fase que o seu cãozinho está mais sensível, então os cuidados devem ser redobrados.


Primeiramente é importante dizer que não devemos separar os filhotinhos de sua família (irmãos e mamãe) antes que ele complete entre 8 ou 10 semanas.


A convivência com a família é importante para o desenvolvimento do seu cãozinho e ainda tem a importância da amamentação. O leite da mãe é importantíssimo para fornecer todos os nutrientes e também os anticorpos para deixar o sistema imunológico protegido.


Depois de buscar o seu filhote no tempo correto é à hora de levá-lo ao veterinário para fazer a primeira avaliação. Aproveite essa consulta também para tirar todas as dúvidas que você possa ter.



Depois da visita ao veterinário ele provavelmente vai ter indicado um remédio contra parasitas (internos e externos). É importante que você faça certinho como o recomendado, pois a eliminação de parasitas é essencial para a saúde do seu filhote.


Dica importante: Uma recomendação valiosa é enquanto o seu filhote não tomar todas as vacinas não saia com ele na rua. Também não o deixe brincar com outros cachorros.


Lembre se o sistema imunológico dele ainda é frágil, ele não tem todos os anticorpos que precisa para se defender das doenças. Então tomem cuidado.


A Vacinação


Agora chegou uma fase fundamental para seu melhor amigo, as primeiras vacinas.


A vacinação começa por volta das oito semanas de idade. As vacinas são valiosas para proteger seu cão de doenças fatais como cinomose, parvovirose, raiva, parainfluenza canina, adenovirose, hepatite infecciosa canina entre outras.


Existe uma sequência nas vacinações, primeiro o filhote deve tomar a V8 ou a V10, sendo aplicado no animal por três vezes para criar a devida imunidade.


Depois desse processo o animal receberá a vacina anti-rábica que é uma vacina obrigatória.

Converse certinho com o veterinário e siga toda a caderneta de vacinação e todas as orientações dados pelo profissional.


É válido enfatizar a importância do acompanhamento veterinário durante toda a vida do seu melhor amigo. Consultas regulares para vacinação e avaliações periódicas com um check-up. Esse acompanhamento é crucial para proteger seu cão de doenças e manter o seu bem estar.


Cuidados Na Educação Canina


Agora vamos falar sobre cuidados na educação canina. O primordial é ensinar a fazer as necessidades no lugar certinho como um jornal, um tapete higiênico ou na rua quando estiver passeando. (Leve sempre uma sacolinha para recolher o cocô do seu cão da rua, manter a rua limpa e obrigação dos tutores de cachorros.)



O cachorro também precisará aprender passear na coleira sem puxar, interagir com outros animais, não pular nas pessoas e não sair comendo o que encontrar no chão.


As aulas para filhotes com adestrador são cada vez mais comum e são super viáveis para ensinar todas essas lições que são tão importantes. Também serve para o tutor pegar várias dicas de como tratar o seu cão e, além disso, vai te ajudar a criar um vínculo maior com o seu cachorro.


Segurança Do Seu Cão Dentro De Casa


Seu cão já está maior e vai começar a explorar a casa. Chegou a hora de pensar na segurança do seu cão dentro de casa. Sendo assim é necessário atenção e adaptação a certos fatores como o portão.


Certifique-se que o portão é seguro, firme para aguentar os pulos do cachorro para não ter risco de fuga.


Muito cuidado também com a piscina, como o cachorro não é acostumado pode ocorrer algum acidente. Providencie uma cobertura para a piscina, pode ser uma lona, o importante é evitar a queda do animal na piscina.


As escadas também são um perigo para o cão. Inicialmente adapte um portão para manter ele seguro da escada. Depois mostre como faz para descer e subir as escadas o ajude no início e depois fique sempre monitorando para ver como anda o aprendizado. Com o tempo ele vai aprender.


Photo by: Viktoria B. from Pexels

Uma coisa perigosa até mesmo para as pessoas é o piso muito liso, molhado então é perigosíssimo. Se esse for o caso da sua casa reavalie, se você tiver a possibilidade de mudar alguns pisos lisos por pisos antiderrapantes já ajuda muito.


Nem precisa mudar o piso todo. Se você não achar isso viável tudo bem, existem no mercado alguns adesivos antiderrapantes instale pelo menos nas áreas externas que podem ficar molhadas com a água da chuva.


Se você mora em apartamento providencie a instalação de uma rede de proteção. Já pensou seu melhor amigo cair da janela? Você não deve correr esse risco, certo?


Então garanta a segurança do seu cachorro no seu apartamento. Mesmo sendo o primeiro andar, ok? Uma queda do primeiro andar também é super perigosa.


Cuidado Com Alimentos Tóxicos


Você sabia que existem alimentos tóxicos ou perigosos para os cachorros?


Sim eles existem, sendo assim é importante ficar atento e nunca oferecer esses alimentos para eles. Mesmo que seu cão faça aquela carinha de pidão.


Vamos enumerar a partir dos mais perigosos:

  • Chocolate: Nunca dê chocolate para o seu cão porque este alimento é altamente tóxico e não existe remédio para tratar intoxicação em cão por chocolate.

  • Ossos de Galinha: Muito cuidado com ossos de animais principalmente com os ossos de galinha. Eles podem perfurar o aparelho digestivo do seu cão.

  • Uva, Alho, Cebola: Esses alimentos, principalmente a uva, podem causar reações graves podendo até ser fatais.

  • Leite: Leite e seus derivados podem causar diarreia e vômito no seu cão então evite ao máximo. Leite sem lactose pode ser consumido, mas apenas com a autorização do veterinário.

Uma última dica: Tome muito cuidado com produtos de limpeza e remédios. Sempre coloque esses itens em um lugar seguro, no alto e em armários fechados.


Pronto! Com esses cuidados e adaptações você vai diminuir e muito os riscos de acidentes domésticos com o seu cão.


Alimentação Saudável Para o Seu Cão


Já que mencionamos um pouco sobre alimentos perigosos no último parágrafo que tal falar sobre a alimentação saudável do seu cão.


Devemos destacar nesta matéria a tendência que as pessoas têm em “economizar nas rações”. Não faça isso com o seu cão!


Uma boa alimentação é a melhor forma de manter a saúde do seu querido amigo então converse com o veterinário e de a melhor ração possível para o seu cachorro.



É importante manter uma rotina na alimentação e um acompanhamento para evitar sobrepeso. De a quantidade recomendado na embalagem e também siga a orientação do seu veterinário.


A Rotina


Para que seu cão tenha uma vida feliz ele precisa de cuidados que possibilite um bem estar. Mas como fazer isso?


Olha, com dicas simples você já pode proporcionar isso a ele.


Leve seu cachorro para passear antes de ir trabalhar, de uma volta com ele aproveite e deixe-o pegar um pouco do sol da manhã.



Quando você chegar do trabalho nunca ignore a festa que ele faz para você, retribua faça uma festa para ele também aproveite para brincar bastante com ele nesse momento.


Pegue os brinquedos dele e faça uma boa rotina de brincadeiras pelo menos trinta minutos, ok? Se quiser (e puder) ficar mais tempo seria uma maravilha, ele vai amar!


Nos dias de folga leve seu cão para fazer um passeio mais longo, ao parque, a uma praia, ou até mesmo a uma praça. Fique mais tempo com ele nestes passeios e aproveite o dia com o seu melhor amigo!


Muito cuidado ao escolher o melhor momento para passear. A melhor hora para passear é pela manhã cedo e/ou à tarde depois das 16 horas, pois o chão muito quente queima os pés do seu cachorro. Lembre-se ele não usa sapato como as pessoas.


Uma coisa vital para fazer o seu cão mais feliz é não brigar com ele, isso não adianta nada além de não adiantar vai deixar o seu animal estressado. Então evite os gritos e os surtos, ok? Eles sofrem muito com isso. Um cão a gente educa com amor e paciência.



Dica super importante e simples de fazer troque sempre a água do seu cachorro, pois eles adoram beber água limpinha. Ninguém gosta de tomar água suja então mantenha a água dele sempre bem limpa.


Esteja sempre junto do seu cachorro, ele adora a sua companhia. Evite sempre que possível deixar ele sozinho por muito tempo. A coisa que mais vai deixar o seu querido amigo feliz é a sua presença então faça o máximo para estar ao lado dele.


Cuidados Especiais Para Cachorros Idosos


Vai chegar a hora que o seu melhor amigo vai precisar ainda mais o seu amor e da sua companhia. A partir dos 7 anos o cachorro já é considerado um cachorro idoso.


Nessa fase da vida do seu melhor amigo é quando você precisará estar mais presente e aproveitar o máximo da presença dele, pois infelizmente é impossível saber até quando ele vai ficar ao seu lado.


Seu amigo também vai precisar de alguns cuidados especiais como uma ração para cães idosos. (Conversar com o veterinário para ver qual vai ser mais indicada para o seu cão.)


Muito cuidado com a artrite que é uma doença muito comum em cachorros idosos. Se o veterinário identificar essa doença no seu cão siga as recomendações rigorosamente.

Os cães idosos também tendem a beber menos água e com isso podem ficar desidratados. Sabendo disso sempre que possível estimule seu cão a beber água. Você pode simplesmente pegar o pote de água e levar até ele isso já vai ser um incentivo para ele beber água.


O pote deve ser elevado para ajudar na mobilidade do cão porque às vezes se abaixar pode causar algum tipo de dor. Além disso, você pode instalar uma fonte se, por acaso, seu cachorro gosta de beber água corrente.


O sistema imunológico do seu cachorro também não é o mesmo, consequentemente seu cão vai está mais exposto a possíveis doenças e a infecções. Sendo assim faça o acompanhamento certinho com o veterinário de exames periódicos e mantenha as vacinas sempre em dia.


Conclusão


Todas nossas recomendações são para proporcionar uma vida mais saudável e feliz para o seu cão e também para você.


Esperamos ter disponibilizado uma boa leitura e um conteúdo que te ajude na criação do seu cão.


Desejamos uma vida plena e muito longa para o seu cachorro. Parabéns por estar buscando informações para que isso aconteça. Felicidades para você e seu melhor amigo!


Gostou dessa matéria? Então compartilhe com os seus amigos!



148 visualizações1 comentário
PatinhasCarentes_logo.png

Buscamos fazer do abrigo um recomeço para animais resgatados!

© 2020 by Patinhas Carentes (Vitória- ES)  |  Termo de Adoção

Concept and Webdesign - Instituto Últimos Refúgios

PatinhasCarentes_Favicon.gif