10 Dicas para Proteger o seu Pet do Calor Excessivo do Verão


O verão do Brasil é rigoroso, não é mesmo?


Passamos por um sufoco nessa época do ano, um calor de quase 40 graus e muito sol.


Bem, se para as pessoas é difícil não seria diferente para os animais de estimação.


Sendo assim resolvemos reunir aqui nessa matéria dicas para refrescar o seu gatinho e o seu cachorrinho e também para mantê-los seguros. Isso mesmo, o calor muito forte é perigoso para os pets, podendo causar a hipertermia que pode causar até mesmo a morte.


Dito isso, leia com atenção as nossas dicas valiosas e proteja seu animal do calor.


Dica - Nunca Deixe o seu Pet Dentro do Carro Sozinho!!!


Nem deveria precisar falar, mas nunca deixe o seu cão ou seu gato sozinho dentro do carro, nem mesmo por um minuto.


Os carros em qualquer época do ano quando estão fechados e expostos ao sol viram uma verdadeira sauna, no verão então o risco dobra. As janelas abertas não ajudam em nada.



Todo ano, muitos cachorrinhos e gatos morrem de choque térmico por culpa da falta de atenção do tutor.


Então, vamos reforçar. Nem mesmo por um minuto deixe seu animal de estimação sozinho dentro do carro. O risco de morte é altíssimo!


Dica - Água Limpa, Sempre Disponível e Abundante


A hidratação é muito importante em qualquer época do ano, mas no verão ela se torna essencial.


Com o calor intenso do nosso verão brasileiro os pets vão sentir muita sede e consequentemente beber mais água, sendo assim o tutor precisa garantir que o seu animal sempre terá acesso à água limpa e fresca.



Troque a água dos seu cachorro ou gato todo dia e coloque mais de um potinho para aumentar o acesso à água. Você também pode colocar algumas pedrinhas de gelo, isso vai ajudar a manter a água fresca por mais tempo e desperta até a curiosidade do seu animal.


Para os gatinhos é válido providenciar uma fonte de água corrente, pois os gatinhos geralmente preferem beber água fresca.


Sempre que for passear com seu cachorro lembre-se de levar a garrafinha de água para garantir a hidratação também durante o passeio.


Se seu animal não estiver tomando água o suficiente será necessário uma consulta no veterinário, então fique sempre atento a esse quesito.


Dica - Passeio em Horários Seguros


Cachorros (e até alguns gatos) adoram passear, mas se o tutor for escolher à hora errada o passeio vai virar um tormento e pode até mesmo causar graves problemas para seu pet.

Para os cachorros é indispensável que o tutor leve para passear nas horas mais frescas do dia, geralmente pela manhã antes das 11h e no final da tarde depois das 16h.



Esse cuidado é muito importante, pois os cachorros não usam chinelo para proteger as patinhas do chão quente, sendo assim eles podem sofrer até queimaduras de segundo grau nas almofadinhas.


Além disso, o calor intenso pode causar a hipertermia e isso pode causar sérias sequelas nos animaizinhos, em casos mais graves pode causar até mesmo a morte.


Para os gatinhos que geralmente passeiam menos e sempre dentro da caixinha de transporte ou na coleira, essa recomendação não deixa de ser importante. Escolha sempre os horários mais frescos do dia para sair com o seu gatinho. (A hipertermia também pode acontecer dentro da caixinha de transporte então fique atento e tome muito cuidado).


Dica - Refrescando com Banhos e Panos Molhados


Para os cachorrinhos recomendamos que os banhos sejam mais frequentes. Mantenha a rotina de banhos do seu cachorro com shampoo e coloque mais banhos na rotina. Esses banhos adicionais tem o objetivo de refrescar, ou seja, banho só com água sem shampoo.


Para quem mora em casa, que tal um banho de mangueira? Se o seu cão gosta de água é uma boa pedida. Você também pode até adquirir uma pequena piscina e deixar disponível quando seu cão quiser vai poder se refrescar.



Não recomendamos banhos para gatos, pois eles se estressam. Porém o tutor pode passar a mão molhada no corpinho do gatinho ou usar uma toalha molhada. Molhe a toalha limpa e passe pelo corpinho do seu gatinho.


A toalha pode ficar no chão para seu gatinho poder ficar deitado nela por um tempo quando quiser. Isso vai refrescar bastante o seu bichano.


Se o seu gatinho gosta de brincar com água, maravilha! Você também pode usar o truque da piscina com ele, mas é claro com tamanho proporcional. Deixe uma vasilha com água limpa à disposição para o gato poder brincar com a água.


Mas cuidado! Nada de deixar o seu pet brincar sozinho na piscina, ok?! Muito cuidado com o risco de afogamento. Essa atividade precisa ser monitorada.


Dica - Sempre Abrigado do Sol


Se o seu cão costuma ficar no quintal garanta que ele tenha acesso a um local com sombra. Ficar exposto ao sol pode causar queimadura solar no nariz e nas orelhas, além de poder causar hipertermia.


Então, não se esqueça da sombra e água fresca para seu cão.


Para os gatinhos que ficam dentro do apartamento é importante observar se o sol está entrando muito no apartamento. O sol da tarde deve ser evitado. Dê uma olhada no item sete que vamos dar a dica das cortinas.


Dica - Cuidado Com Parasitas


Nessa época do ano com o calor mais acentuado também é a época que os parasitas se reproduzem com mais intensidade.


Dito isso, é coerente dizer que a probabilidade dos pets contraírem parasitas nas épocas quentes é muito mais alta.



Sendo assim é muito importante redobrar os cuidados para evitar os parasitas, dando medicações próprias para evitar parasitas tanto externos quanto internos.


Lembrando que os medicamentos devem sempre ser específicos para cachorros e específicos para gatos porque se os gatos tomam medicação de cachorro eles podem ter convulsões e ficar com graves sequelas ou pode causar até mesmo a morte. Por tanto use os medicamentos indicados por veterinários.


Dica - Refrescando o Ambiente


Nossas casas ficam muito quentes no verão e por conta disso precisamos pensar em soluções para refrescar o ambiente tanto para nós quanto para nossos queridos animais de estimação.


O ar condicionado é uma solução maravilhosa. O seu gatinho ou cachorrinho pode aproveitar o friozinho do ar condicionado também, não vai fazer mal para eles. (Claro, mantenha a temperatura no máximo até 17 graus).


Um recurso mais acessível e também muito eficaz é o ventilador que vai ajudar bastante a refrescar o ambiente.


É preciso manter as janelas sempre bem abertas para manter uma boa ventilação na casa ou no apartamento (lembrando que as janelas precisam ter telas de proteção para evitar quedas!).


Nas janelas que batem sol é importante colocar cortinas para proteger o cômodo do sol forte. Feche as cortinas e mantenha as janelas abertas, pois o vento entra e o sol não.



Dica - Muito Cuidado com Pet Sozinho em Casa


No verão é preciso redobrar os cuidados ao deixar os pets sozinhos em casa.


Sabemos que as pessoas precisam ir trabalhar e têm as suas responsabilidades. Muitas vezes não conseguimos ficar o tempo todo em casa.


Sendo assim, antes de sair de casa deixe bastante água disponível, um ventilador ligado e janelas bem abertas (sempre com tela de proteção para evitar acidentes) para manter uma boa ventilação.


Se puder, peça para um amigo e ou um vizinho dar uma olhadinha no seu animal de estimação para garantir que ele esteja bem.


Dica - Picolé de Sachê


Uma dica super divertida e simples é o picolé de sachê.


Modo de fazer: É só pegar um pouco de sachê, misturar com um pouquinho de água e colocar em uma forma de gelo (para cães grandes pode ser em um recipiente um pouco maior). Coloque no congelador e depois de algumas horas o picolé caseiro pet já estará prontinho.


Você pode servir o picolé refrescante nas horas mais quentes do dia, tanto gatinhos quanto cachorros adoram se deliciar e se refrescar com essa delícia refrescante.


10ª Dica - Cuidado com a Tosa


Cuidado com a tosa. As pessoas têm um senso comum de achar que retirar o pelo do cachorro vai trazer benefícios para eles, mas isso nem sempre é o caso.


Os pelos dos cachorros funcionam muito bem para regular a temperatura do corpo e quando retiramos com a tosa o cão pode ter sérios problemas para regular a temperatura.


Sendo assim, evite a tosa e, no lugar dela, faça uma boa escovação diária porque os pelos mortos podem sim causar o aquecimento do corpo do seu cachorro.


A tosa nos gatos não é tão comum quanto nos cachorros, por isso focamos mais neles ao exemplificar, mas a tosa também não é recomendada para gatos. Os gatinhos preferem uma escovação diária para retirar os pelos.


Resumo


Esperamos que vocês gostem das dicas para o verão. Aproveitem para proteger seus pets e pratiquem com seus animais.


Compartilhe com os seus amigos porque as informações são valiosas e podem salvar muitas vidas.


Qualquer dúvida ou mudança no comportamento do seu animal de estimação durante os dias mais quentes pode ser um sinal. Fiquem sempre atentos! Nestes casos, recomendamos que você consulte um veterinário o mais rápido possível.


Agradecemos a sua preferência e confiança!



134 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo
PatinhasCarentes_logo.png

Buscamos fazer do abrigo um recomeço para animais resgatados!

© 2020 by Patinhas Carentes (Vitória- ES)  |  Termo de Adoção

Concept and Webdesign - Instituto Últimos Refúgios

PatinhasCarentes_Favicon.gif