Como Cuidar de Filhotes Órfãos (Gatos & Cachorros)


Infelizmente sabemos que no nosso país é comum encontrar ninhadas de cachorrinhos ou de gatinhos abandonados. Em pelo século XXI ainda temos esse grande problema que é o abandono.


E quando se trará de recém nascidos o resgate se torna ainda mais essencial, pois sem ele os animais certamente vão morrer.


Mesmo tendo as melhores intenções possíveis, por eles serem muito novinhos, isso acaba se tornando uma missão “quase que impossível” se a pessoa não sabe como cuidar.


Eles precisam de muitos cuidados específicos e esses conhecimentos são difíceis de encontrar pessoas que sabem.


Sendo assim, com o objetivo de ajudar os anjos que resgatam esses animais, tivemos a ideia de escrever um passo a passo explicando os principais cuidados para ajudar a cuidar dessas fofuras.


Alimentação

Assim que o resgate acontece à primeira coisa que se deve pensar é na alimentação. A alimentação correta nos primeiros dias é crucial para o bom desenvolvimento dos filhotes.


O Leite correto


O que os mamíferos comem nos primeiros dias?


Parece uma pergunta boba, mas não é!


É importante ter em mente que os filhotes tanto de gatinho quanto de cachorrinho vão precisar ter uma alimentação exclusiva de leite. Nada de tentar dar outro alimento nos primeiros trinta dias.


A qualidade do leite também precisa ser a certa. Nada de dar leite de vaca!


O leite de vaca causa diarréia ou prisão de ventre nos filhotes e esses sintomas podem matar os lindinhos. Mesmo a qualidade sem lactose não é recomendada, pois não tem todos os nutrientes necessários.


O correto é procurar em um Pet Shop um leite especial para filhotes. Essa qualidade de leite tem todos os nutrientes necessários para o desenvolvimento dos pequenos.



Maneira Correta de Dar a Mamadeira


É comum as pessoas pensarem na hora da aleitação que os filhotes devem ser mantidos na mesma posição que os bebês ficam.


Mas na verdade essa posição pode fazer muito mal para os filhotes, eles podem bronco aspirar o leite.


Sendo assim mantenha sempre os filhotes deitadinho com a barriguinha para baixo e com a cabecinha levemente levantada. É a mesma posição que eles ficam para mamar na mãe.



Frequência da Alimentação


A frequência das mamadas dos filhotes recém nascidos é bem alta. Os pequeninos precisam se alimentar de três em três horas.


Sendo assim vai ser preciso acordar algumas vezes de madrugada para dar mamadeira.

Vai ser um pouco cansativo, mas é essencial para mantê los vivos.


Como Realizar a Transição Do Leite Para a Ração - Desmame


Depois de mais ou menos um mês quando os filhotes estiverem com os olhinhos bem abertos, andando bem espertinhos e estiverem com os primeiros dentinhos de leite é a hora de começar o desmame.


O desmame é a transição do leite para a ração. Esse processo não pode ser feito de uma hora para outra, tem que ser aos pouquinhos.

Continue dando a mamadeira e comece a oferecer uma papinha especial para filhotes, você encontra em qualquer Pet Shop. A papinha tem uma textura bem mais molinha e os filhotes vão poder comer com facilidade. Você pode jogar um pouquinho do leite por cima para eles entenderem que podem comer.



Depois de mais ou menos uns dez dias, quando eles estiverem comendo bem a papinha, você pode oferecer um pouquinho de ração de filhotes de boa qualidade. Pode jogar um pouquinho de leite por cima da ração também, esse truque sempre ajuda. Ofereça a ração uma vez por dia e continue com as mamadeiras.


Depois de mais uma semana você já pode deixar um potinho de ração disponível para quando os pequenos quiserem comer.


A medida que você for observando que os filhotes já estão comendo bem a ração já pode ir diminuindo a frequência das mamadas e posteriormente parar de oferecer a mamadeira definitivamente.


Lembrando que o desmame não é uma cartilha exata! Cada filhote vai ter o seu tempo. Sendo assim, é importante observar bem cada filhote para ver se eles estão se alimentando certinho.



Estimular o Xixi e Cocô


Os sistemas digestivos e urinários dos filhotes, por serem muito novinhos, precisam de um estímulo para funcionar corretamente. Esse estímulo é feito pela mamãe. A mamãe gata logo depois da mamada fica lambendo da barriguinha até o rabinho.


Como a mamãe não está com os filhotes você vai precisar estimular os filhotes logo após das mamadas para eles conseguirem fazer xixi e cocô.


Pegue um pouco de algodão molhadinho com água morna e utilize para simular o estímulo que a mamãe faz. Pegue o algodão e passe da barriguinha para o rabinho, sempre com muita delicadeza e sempre nesse sentido.


Assim que eles fizerem xixi e ou cocô você já vai poder parar. Se um filhote não estiver evacuando mesmo com o estímulo você vai precisar levar no veterinário. Prisão de ventre é muito perigoso para filhotes.


Cuidado Com A Temperatura Corporal


Os filhotes ainda são muito pequenos e novinhos e por isso ainda não regulam muito bem a temperatura corporal. Naturalmente eles teriam a mamãe para aquecê-los, mas infelizmente em caso de filhotes órfãos a mamãe não existe.


Sendo assim deixe os filhotes sempre em um local com circulação de ar, mas longe do vento forte. Mantenha-os dentro de uma caixa de transporte ou até uma caixinha de papelão, com vários paninhos para aquecê-los.



Remédio para Parasitas (cuidado)


Muita gente resgata filhotes recém nascidos e já pensa logo em dar remédios contra parasitas.


Realmente é muito importante dar esse tipo de medicação, mas os filhotes precisam ir à primeira consulta veterinário primeiro. Vermífugo em filhotes só com orientação veterinária!


Limpeza

Para manter a saúde dos filhotes a limpeza também é muito importante. Sendo assim seja zeloso com isso.


Mantenha-os sempre em um lugar limpinho e mantenha as mantinhas e paninhos sempre limpos.



Os pequenos podem acabar se sujando de coco ou xixi. Quando acontecer limpe os filhotes com uma gaze com água morninha e logo depois enxugue com uma toalha.


Se o filhote estiver muito sujo pode dar um banho morninho. Mas lembre se é um filhotinho muito novinho, então dê o banho com muito cuidado. Tem que ser um banho muito rápido.


Pegue uma bacia com água morno e vá lavando com muito cuidado para não molhar a cabeça e use um shampoo especial para filhotes. Seque bem o filhote com uma toalha, nada de secador de cabelo.


Depois o coloque junto com os irmãos e o mantenha bem quentinho.


Se o filhote estiver com muito frio pode o enrolar em mantinha e o manter no colo um pouco.


Luminosidade


Os filhotes nascem com os olhinhos fechados e aos poucos vão abrindo e desenvolvendo o sentido da visão. Durante esse processo os olhinhos dos filhotes ficam um pouco sensíveis a luz muito forte.



Sendo assim para ajudar os pequenos nesse processo se possível tente mantê los em um local de luz baixa.


Pode deixar uma mantinha fina por cima da caixinha para tapar a luz forte eles vão ficar bem mais confortáveis. Deixe uma abertura para entrar um arzinho.


Nada de manta muito pesada! Evite para não correr o risco de sufocar os filhotes.


Primeira Consulta no Veterinário


Mesmo com todas as nossas dicas é crucial que você procure um veterinário.


O veterinário vai avaliar um por um e se por acaso algum filhote tiver uma doença, como por exemplo fiv ou felv, ele já vai identificar.


E nessa primeira consulta você vai poder conversar e pedir mais orientações e ou tirar dúvidas.


Resumo

Agradecemos por ter lido sobre como cuidar de filhotes órfãos recém nascidos.


Esperamos que essa matéria oriente muitas pessoas nos cuidados com os filhotes! Cuidados corretos são essenciais nessa primeira fase.


Lembrando:


  1. É importante dar o leite correto e as mamadas precisam ser de três em três horas. Sempre dar a mamadeira com o filhote deitado com a barriga para baixo e com a cabeça levemente levantada.

  2. Sempre mantê-los em lugar adequado, limpo, quentinho, com circulação de ar e luz baixa.

  3. Procure um veterinário! A primeira consulta é essencial para garantir a saúde e sobrevivência dos filhotes órfãos.

Compartilhe com os amigos! Quem sabe alguém esteja precisando.


Esse tipo de informação é muito importante de possuir, pois quem sabe algum dia você ajude a salvar a vida de um gatinho ou cachorrinho recém nascido!



58 visualizações
PatinhasCarentes_logo.png

Buscamos fazer do abrigo um recomeço para animais resgatados!

© 2020 by Patinhas Carentes (Vitória- ES)  |  Termo de Adoção

Concept and Webdesign - Instituto Últimos Refúgios

PatinhasCarentes_Favicon.gif