10 Dicas para Cuidar Melhor do seu Gato

Essa matéria reuni 10 dicas importantes para melhorar a qualidade de vida dos felinos, você que ama o seu gatinho e é assumidamente gateiro não pode deixar de ler.



Dica #1 - Preserve a Caixa de Areia Sempre Limpa


Os gatos são animais extremamente limpos durante o dia eles gastam horas “tomando banho de gato” não é mesmo? Então com o ambiente que eles vivem é a mesma coisa.

Sendo assim limpe sempre a caixa de areia do seu gato pelo menos uma vez por dia e troque a areia por completo sempre que necessário ou de acordo com a indicação do fabricante da área.


Dica #2 - Consultas Regulares ao Veterinário


O seu gato deve visitar o veterinário regularmente uma vez dor ano para fazer um check up e tomar as vacinas. Levando o gato ao veterinário regularmente o tutor evitará possíveis complicações futuras.


Dica #3 - Fazer uma Castração


A castração é importantíssima, pois evita doenças graves e evita ninhadas indesejadas, impedindo que filhotes sejam abandonados e assim controlando a população de gatos na rua.



Dica #4 - Sempre Escove o Pelo do Seu Gato


A escovação dos pelos dos gatos é importante, pois diminui a ingestão de pelos durante o “banho de gato” além de manter o pelo mais bonito e saudável.


É importante buscar no mercado Pet uma escova apropriada para os pelos felinos, hoje em dia existem de vários modelos e valores.


Dica #5 - Ofereça uma Ração de Boa Qualidade


Sempre escutamos que somos o que comemos não é mesmo?

E é a mais pura verdade, não seria diferente para os nossos bichanos, converse com o veterinário do seu gato e busque a melhor ração possível.

Esse cuidado com a alimentação evitará muitas possíveis doenças futuras.


Dica #6 - Brinque com Seu Gato


Os gatos gostam muito de brincar, é importante que o tutor busque estimular o gato com brincadeiras para que o gato se divirta e ao mesmo tempo pratique exercícios físicos e gaste sua energia.



Dica #7 - A Melhor Forma de Manter seu Gato Hidratado


Por natureza os gatos não costumam gostar de água parada, eles gostam de tomar água corrente. Se você perceber que seu gatinho não está tomando água suficiente providencie uma fonte de água ideal para Pets, hoje me dia existem muitas opções no mercado.

Mantenha a água sempre limpa, fresca, protegida do sol e coloque o potinho em um local onde o gatinho costuma passar, isso estimulará o gatinho a tomar mais água.


Uma dica também muito importante é colocar o potinho de água longe do potinho de ração, pois na natureza os felinos não se alimentam na mesma área que bebem água.


Dica #8 - Mantenha seu Gato Sempre Dentro de Casa


No Brasil existe uma cultura que diz que os gatos são animais independentes, mas para sair de casa sozinhos com certeza eles não são.


Existem muitos perigos nas ruas infelizmente como, por exemplo, atropelamento, ataques de cachorro, envenenamento, doenças perigosas que eles podem adquirir nas ruas como Fiv e Felv, ataques feitos pela população e infelizmente muito outros perigos.


Um gato que vive protegido dentro de casa vive melhor e muito mais que um gato que tem acesso a rua. O gato precisa ficar seguro dentro de casa e é responsabilidade do tutor garantir a segurança do bichano, diga não as voltinhas.



Dica #9 - Cuidado com os Brinquedos não Adequados para Gatos


Antigamente era comum deixar o gato brincar com materiais que não eram apropriados como, por exemplo, o novelo de lã, mas hoje em dia já se sabe que esse material representa risco a vida dos bichanos.


Sendo assim cuidado com os brinquedos não apropriados para gatos, eles podem engolir e isso pode geral um problema serio de saúde. Busque sempre brinquedos indicados para gatos.


Dica #10 - Gatificação


A gatificação nada mais é que uma palavra nova para definir a ideia de adaptar o ambiente para os bichanos.


Os felinos gostam de ficar no alto, na natureza eles subiam em árvores altas para caçar e até mesmo para dormir. Então é interessante enriquecer o ambiente com prateleiras na parede própria para gatos e assim deixar os bichanos mais adaptados e entretidos.



Você ama gatos e quer adotar um gatinho? No nosso site você acha muitos gatinhos resgatados que precisam de uma família amorosa, além de mais dicas, como por exemplo, um passo a passo de como adaptar um gato recém adotado ao novo lar.


0 visualização
PatinhasCarentes_logo.png

Buscamos fazer do abrigo um recomeço para animais resgatados!

© 2020 by Patinhas Carentes (Vitória- ES)  |  Termo de Adoção

Concept and Webdesign - Instituto Últimos Refúgios

PatinhasCarentes_Favicon.gif