Você sabe o que é FIV e FELV?

A FIV (AIDS Felina) e a FELV (Leucemia Felina) são doenças EXCLUSIVAS dos felinos, que diminuem seu sistema imunológico e, infelizmente, ainda sem cura.



Como funciona a transmissão?


FIV: se dá pelo contato com o sangue, quando um gato é mordido ou arranhado por um gato portador do vírus.

FeLV: através de saliva, secreções e pelo contato com fezes e urina infectada. Por isso, é comum o contágio entre gatos que compartilham caixinhas de areia ou potes de comida e água.

Em ambos os casos, as gatas infectadas também podem transmitir para seus filhotes através da placenta ou da amamentação.


Como é o tratamento da Fiv e da Felv?


Infelizmente, nenhuma das duas tem cura ainda. Então o tratamento é aumentar e controlar a imunidade dos gatos através de medicações que aumentam também o apetite, para que não contraiam outras doenças, alimentação de qualidade para mantê-lo forte e também tratar os sintomas, assim que aparecem. Na FeLV, em muitos casos é recomendado a transfusão sanguínea e a quimioterapia.


E por que então eu deveria adotar um gatinho de de Fiv+ ou Felv+?


Porque um gatinho positivo é um gatinho como qualquer outro, precisa de amor e também é capaz de dar muito amor em troca (donos de gatinhos positivos para FIV e FELV relatam perceber que são mais amorosos ainda – como se fossem gratos pela chance de ter uma família que os ama!). São olhinhos brilhando de alegria pra todo lado!!!


À parte a atenção que devemos ter com eventuais problemas de saúde que seriam mais facilmente combatidos por gatinhos negativos, os positivos podem ter uma vida normal e, incluindo dormir agarradinho com você, amassando pãozinho na sua barriga e te fazendo a pessoa mais feliz do mundo a cada dia!


Experimente e depois vem contar pra gente!

536 visualizações
PatinhasCarentes_logo.png

Buscamos fazer do abrigo um recomeço para animais resgatados!

© 2020 by Patinhas Carentes (Vitória- ES)  |  Termo de Adoção

Concept and Webdesign - Instituto Últimos Refúgios

PatinhasCarentes_Favicon.gif